Seja bem vindo
Cascavel,22/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Produção audiovisual documenta expressões do graffiti em Toledo

A produção audiovisual do artista Isaac Souza de Jesus recebeu apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, com incentivo da Lei Paulo Gustavo


Produção audiovisual documenta expressões do graffiti em Toledo Assessoria

O Graffiti já faz parte da paisagem de Toledo, está presente nos muros das escolas, nos espaços públicos e também em lojas, restaurantes e até residências da cidade. O responsável por grande parte desses desenhos coloridos e que encantam nossos olhos, é o artista visual e grafiteiro local Isaac Souza de Jesus, que está lançando o documentário ”Cultivando Arte”.  O curta metragem aborda sobre as artes urbanas e o graffiti em Toledo e foi produzido com apoio da Secretária de Cultura e incentivo da Lei Paulo Gustavo.

A produção foi selecionada em edital de chamamento público de 2023 e iniciou suas gravações no primeiro semestre de 2024. Isaac espera contribuir para o patrimônio cultural local com o documentário que registra o desenvolvimento do graffiti enquanto arte urbana, numa cidade de interior. “O graffiti foi sempre muito bem aceito pela comunidade de Toledo e isso reflete diretamente não só na minha trajetória enquanto representante do graffiti, mas na de todos os outros artistas visuais e grafiteiros que enxergam a arte uma possibilidade de transformação.” O curta metragem trabalha o recorte desse desenvolvimento ao mesmo tempo que conta um pouco da história do artista.

Graffiti, arte e educação

Além de ser muito bem aceito pela comunidade e sociedade local o graffiti tem forte protagonismo em ações de arte educação. Há mais de 10 anos Isaac vem colorindo Toledo e cidades da região oeste com sua arte e desde 2015 mantém ativo o projeto Acordar de oficinas de Graffiti e já atendeu mais 1600 crianças em mais de 55 cidades na região, só em 2024 foram 13 cidades atendidas com 13 oficinas de graffiti para crianças e adolescentes por meio do convênio com a Linha Ecológica e os Municípios Lindeiros, com apoio da Itaipu Binacional. 

Além do trabalho direto com arte educação, o graffiti é constantemente requisitado para ações artísticas em escolas e universidades. Em 2024 Isaac entregou a pintura da “Sala de Arte Prof. Neimar Proença” no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Premen. Recentemente Isaac também restaurou o mural “Memorial 29 de Abril” na Unioeste Campus Cascavel. Há 8 o artista havia pintado o mural encomendado pela Adunioeste, Sindicato de Docentes da Unioeste, que fazia referência ao trágico Massacre de 19 de abril de 2015, onde mais de 200 servidores e servidoras ficaram feridos numa ação na Assembléia Legislativa do Paraná.

Reforçando a importância da Arte Educação no meio social, Isaac ofereceu uma atividade de vivência de graffiti como contrapartida social do projeto que de curta metragem Cultivando Arte. A ação aconteceu no mês de outubro, em parceria com a Secretaria do meio ambiente no evento sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que propunha um dia sem celular, com atividades paralelas, e o graffiti foi uma delas. Cerca de de 15 a 20 crianças participaram da ação gratuita que aconteceu no Parque do Povo, em Toledo.

Responsabilidade social

Além do ativismo por meio das artes e das expressões urbanas, o artista Isaac Souza de Jesus também é muito engajado com as questões de assistencial social e ativismo racial. Atua como coordenador da Cufa Toledo há alguns anos e realiza diversas ações sociais, como a participação no Seminário de Equidade Racial e Cidadania promovido pela Secretaria de Políticas para infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano de Toledo,  que ocorreu no ultimo dia 19 de novembro na Puc Toledo. O evento marcou a celebração do Dia da Consciência Negra, que pela primeira vez entrou para o calendário brasileiro como feriado nacional.  As questões sociais e raciais são constantemente trabalhadas também nos murais do artista, que utiliza do graffiti como expressão e comunicação. 

Lançamento

O lançamento oficial do curta metragem documental “Cultivando Arte” será no dia 13 de dezembro, às 19h, por meio do canal do Youtube do artista: Isaac Street Art. A pré-estréia acontece no dia 9 de dezembro, às 19h, no Cine Panambi.

O evento é voltado a para familiares e convidados, com possibilidade de disponibilizar ingressos para comunidade interessada com acesso gratuito mediante disponibilidade de espaço e retirada de ingressos de forma prévia. Maiores informações no Instagram do artista: @isaacsouzadejesus3.

Assessoria




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.