Cascavel recebe mais um grande mural de grafite
Projeto "Além da Arte: Graffiti e Sustentabilidade" traz mais cor para espaços da cidade
Cascavel recebe mais tintas e cores em seus muros, com a 7ª Edição Graffiti Gamex, que será realizada de quarta-feira (27) até o dia 5 de dezembro, no Município. A ação consiste na união de diferentes artistas de diversas regiões do Brasil e integra o cronograma do projeto Além da Arte. Dentre os artistas participantes dessa última ação, está o grafiteiro DU2 de Cascavel, que vai participar da produção de um grande mural, unindo diferentes estilos de expressão artística. O objetivo é revitalização de espaços, transformando completamente o visual do ambientes, com o desenvolvimento criativo integrado à cultura e história local.
O local escolhido fica na Rua Pio XII esquina com a Rua Recife, bem no centro de Cascavel, e toda comunidade poderá conferir o desenvolvimento desse grande painel, desenvolvido pelo coletivo internacional de graffiti Gamex Crew. O projeto "Além da Arte: Graffiti e Sustentabilidade” é realizado pelo Ministério da Cultura com apoio da Prefeitura de Cascavel.
A atividade encerra com chave de ouro o projeto que movimentou e coloriu Cascavel nos últimos dias. Foram diversos murais pintados em Cascavel, o primeiro deles foi na lateral do Centro Cultural Gilberto Mayer, intitulado “A Lenda da Gralha Azul”, pintado pelo artista Luis World que valorizou aspectos culturais e locais da nossa região. Em seguida foi a vez do mural da Flame Team Brazil, composto por 12 artistas, que se uniram para imprimir no muro do Sim Paraná uma mensagem de sustentabilidade e consciência.
O grande momento deste projeto foi o Encontro Internacional de Graffiti - Cores do Interior, que reuniu o mais de 80 artistas de várias cidades do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiros, Minas Gerais, Espírito Santo e de cidades do Paraguai para pintar de forma simultânea um grande painel no muro do SESD Paraná, com muita interação e troca com a comunidade. Para a equipe de produção do evento, o maior legado dessas atividades foi ver a coletividade entre os próprios artistas, que se ajudaram em questões de técnicas e desenvolvimento em prol do resultado! O Encontro de Graffiti ainda integrou a programação da semana Municipal do Hip Hop em Cascavel, acontecendo em paralelo com outras atividades relacionadas à cultura hip hop, como: Batalha de Rima, apresentações de Rap e sarau de poesia.
Responsabilidade social
O projeto ainda ofereceu 3 oficinas culturais trabalhando a arte-educação e o graffiti como vetor de transformação e responsabilidade social.
Foram 3 oficinas a nível iniciante com membros da comunidade, grupo de motociclistas e oficina com os alunos do Colégio São Pedro - São Pedro do Iguaçu. Que também visitaram os murais que estavam sendo pintados durante a programação do Além da Arte
Demais informações da programação e os registros do projeto podem ser acompanhados através da página do Instagram @alemdaartebrasil.
Assessoria
COMENTÁRIOS