Hospital de Apucarana moderniza tratamento com radioterapia
Tratamentos que necessitavam de até 25 sessões poderão ter seu número reduzido para cinco aplicações
A Unidade de Tratamento do Câncer do Hospital da Providência, de Apucarana (PR), recebeu um equipamento de última geração para radioterapia, o On-Board Imager (OBI), que aprimora significativamente a precisão dos tratamentos oncológicos com radioterapia. A aquisição foi feita com recursos da Itaipu Binacional. Com a instalação do upgrade, o número de sessões de radioterapia necessárias poderá ser reduzido, de acordo com o hospital.
“Um tratamento que duraria 28 sessões poderá ser realizado em apenas cinco, por contar com uma precisão superior na aplicação das radiações. Esse avanço torna o tratamento mais eficaz com uma redução significativa dos efeitos colaterais”, explica Wesley Viana, coordenador técnico do setor de radioterapia.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a empresa sempre buscou ir além de sua missão de gerar energia elétrica, promovendo iniciativas que melhorem a vida das pessoas. “Este investimento no hospital de Apucarana reflete nosso compromisso com a responsabilidade social, alinhado às políticas do Governo Federal, que priorizam o fortalecimento do sistema de saúde pública”, diz. Para ele, reduzir sessões de um tratamento tão delicado é um avanço que diminui o sofrimento dos pacientes e melhora significativamente sua qualidade de vida. “Para nós, é motivo de orgulho contribuir com uma ação que salva vidas e humaniza o atendimento em um momento tão difícil", completa.
De acordo com Wesley Viana, o OBI permite a realização de imagens em tempo real durante o tratamento, assegurando que a radiação seja direcionada exatamente para o local do tumor, o que reduz a exposição dos tecidos saudáveis ao redor e aumenta a segurança dos procedimentos. Esse recurso é essencial na Radioterapia Adaptativa, uma abordagem que ajusta o planejamento do tratamento com base nas alterações anatômicas do paciente ao longo do tempo.
O equipamento permitirá tratar os pacientes com uma assertividade muito maior, impactando diretamente nos resultados dos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes. “Com o OBI, conseguimos monitorar diariamente o posicionamento e a forma do tumor, além de mudanças no corpo do paciente, como perda de peso ou alterações nos órgãos adjacentes ao tumor. Essas informações em tempo real nos permitem adaptar o plano de tratamento para manter a dose de radiação precisa no tumor e minimizar ainda mais os efeitos colaterais”, destaca Wesley.
A chegada deste equipamento é uma conquista significativa para a Unidade de Tratamento do Câncer, que tem investido em tecnologias que beneficiam diretamente os pacientes oncológicos atendidos. “Em nome de todos os pacientes, agradecemos a Itaipu Binacional. Com esse investimento, a expectativa é que o hospital continue evoluindo na oferta de cuidados especializados, assegurando que cada paciente tenha acesso ao que há de mais moderno e eficiente na luta contra o câncer”, afirma a diretora geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Ramos.
Assessoria
COMENTÁRIOS