Projeto pioneiro capacita PMs e demais forças de segurança, com foco na mediação de conflitos
Aberto a agentes de segurança e gestores públicos, curso busca ampliar o debate em torno da promoção de uma cultura de paz e inclusão social
A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), por meio de sua Comissão dos Métodos Adequados de Tratamento e Resolução de Conflitos -, está promovendo o primeiro Curso Instrutivo do Projeto “Polícia da Paz”. O evento será realizado na próxima terça-feira (3), na sede da OAB Cascavel, em parceria com a Mediarb (Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem), com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e a Polícia Militar.
De forma pioneira, o curso integra o Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense (ProEX) e tem por objetivo capacitar policiais e gestores da corporação em métodos pacíficos de resolução de conflitos. Será um dia inteiro de debates, com palestras que visam, segundo o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, reforçar o compromisso da Subseção com a segurança pública, aproximando a comunidade da PM, melhorando a comunicação entre policiais e cidadãos e fortalecendo a confiança mútua, a fim de garantir abordagens mais seguras e humanizadas.
"Somos parceiros da PM e da sociedade civil organizada para avançar neste debate transformador, que mostra a relevância de integrar métodos autocompositivos à rotina de abordagens policiais, promovendo justiça, paz e cidadania", pontua.
Sobre o “Polícia da Paz”
O projeto Polícia da Paz é fruto de um planejamento amplo iniciado em 2022 e aprovado em novembro do ano passado pelo ProEX como uma das principais iniciativas da Comissão de Métodos Adequados de Tratamento e Resolução de Conflitos da OAB Cascavel. O objetivo é instrumentalizar os policiais e agentes de segurança com conhecimentos práticos sobre os Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESCs).
Segundo a doutora Mary Andrea Jurumenha, presidente da Comissão, o “Polícia da Paz” vai além da segurança pública, pois busca a promoção da cidadania e do diálogo. "Este projeto nos permite ir além da teoria, aplicando técnicas que ressignificam a forma de resolver conflitos, transformando as abordagens policiais em experiências de pacificação", detalha.
Para isso, o curso foi desenvolvido com palestras conduzidas por especialistas da área jurídica e da comunicação, de forma a apresentar ferramentas que fortaleçam a atuação policial de maneira humanizada e eficaz.
Um encontro, muitos debates
Ao longo do dia os participantes participarão de reflexões sobre práticas de abordagens pacíficas de conflitos. Cada palestra abordará diferentes perspectivas, unindo teoria e prática para transformar abordagens policiais em ferramentas de cidadania e justiça.
Dentre os temas estão "Abordagens pacíficas de conflitos através da justiça restaurativa", com as advogadas Daniela Bonato e Mary Andréa Jurumenha; "Ações da OAB para pacificar e auxiliar o desenvolvimento saudável de Cascavel e região", com o advogado Charles Lustosa e o "Pensamento Sistêmico na abordagem pacífica de conflitos", com as advogadas Ana Paula Cobuci e Alessandra Vokmann Lima. “Comunicação não violenta- desvendando a CNV” com as advogadas Mary Andréa Jurumenha e Marion Salvati.
Também serão apresentadas técnicas de "PNL – Programação Neurolinguística", pela especialista Dellair Borges e detalhado o Projeto Semeando Paz nas Escolas e suas estratégias e impactos, pelo servidor Thiago Paz e Fabrício Mussi Juiz de Direito que ficou por mais de oito anos a frente da Vara da Infância e Juventude de Cascavel e idealizou o projeto. O evento ainda contará com a presença dos advogados Fernando Duarte e Márcia Tondo, que falarão sobre o impacto do Projeto Polícia da Paz na segurança pública.
COMENTÁRIOS