Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram
Iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão
mso-bidi-font-weight:bold">A Receita Federal inaugura hoje (3) atendimento de
serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram. Esse
novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot,
que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.
Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior
agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se
desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde
dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo
coronavírus.
Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá
acessar o canal
ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as
informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do
pedido e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal serviços como:
- Atualização/alteração de dados e Regularização de
CPF;
- Segunda via de CPF;
- Informação do número do CPF;
- Consulta à situação cadastral; e
- Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto
de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).
Agência Brasil
COMENTÁRIOS