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Cascavel,19/04/2024

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Em apenas um ano, 30% das obras da Ponte da Integração estão concluídos

Construção é financiada pela margem brasileira da Itaipu Binacional

Fonte: Assessoria Itaipu
Em apenas um ano, 30% das obras da Ponte da Integração estão concluídos


 

Prestes a completar um ano, as obras da Ponte da
Integração Brasil-Paraguai, na fronteira entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e
Puerto Presidente Franco, no departamento de Alto Paraná, atingiram 30% do
cronograma, 20% em território brasileiro e 10% no lado paraguaio. Os trabalhos
começaram em 7 de agosto de 2019 e devem avançar sobre o Rio Paraná, para
conectar fisicamente as margens brasileira e paraguaia, em abril de 2021. A
expectativa é que a ponte esteja concluída em meados de 2022.

Mesmo em meio a contratempos burocráticos e à
pandemia da covid-19 e seus impactos econômicos e logísticos, o andamento da
segunda ponte, sobre o Rio Paraná, é considerado um grande sucesso quando
comparado até a países de primeiro mundo. Em regime de três turnos, a ponte
ganha novos contornos dia a dia. Diretamente, a construção garante emprego para
470 trabalhadores.

“Agilidade com responsabilidade e transparência. É
esse o ritmo que queremos dar sempre ao que anunciamos com os nossos parceiros,
em especial com o governo federal, que tem dado todas as condições para que
possamos remanejar recursos e imprimir esforços conjuntos para fazer as
entregas que tanto a nossa gente espera”, diz o diretor-geral brasileiro de
Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Estrutura importante para desafogar o tráfego na
Ponte da Amizade, na fronteira entre Foz e Ciudad del Este, a segunda ponte vai
trazer mais segurança, benefícios socioeconômicos e mais conforto para os
diferentes públicos – do transporte pesado a quem trabalha ou precisa acessar
um dos países-irmãos, por via terrestre.

A Ponte da Integração fortalecerá a conectividade
regional, hoje restrita, no caso de Brasil e Paraguai, à Ponte da Amizade,
construída há 55 anos. Reivindicação antiga da população local, trará
benefícios para toda a economia do Mercosul.

A ideia é possibilitar um novo impulso para o
desenvolvimento de toda a área fronteiriça (Brasil, Paraguai e também
Argentina) para permitir, no futuro, a conexão com o Chile e a Bolívia.

Passo a passo da construção

Os serviços no canteiro de obras estão em ritmo
acelerado. As sapatas já estão concluídas e agora a montagem da grua está sendo
preparada para
a execução do pilar. Duas das sete transversinas já estão
no canteiro de obras.

Na margem esquerda, os apoios 6, 7, 8, 9 e 10 estão
prontos. Na prática, isso significa que as duas aduelas de arranque já foram
posicionadas sobre a caixa de equilíbrio (apoio 10) e sobre elas estão sendo
montadas as vigas transversinas. Na margem direita, no Paraguai, estão sendo
concretados os apoios 1 (caixa de equilíbrio) e 5. A terraplanagem dos apoios
2, 3 e 4 já foi concluída.

Com linguagem menos técnica e de forma mais leiga,
significa que, na margem brasileira, a parte da ponte que ainda fica apoiada em
solo, ou seja, que liga a região do Marco das Três Fronteiras, onde está
localizada, até a parte estaiada – está concluída. Os chamados pilares de apoio
6, 7 8 e 9.

O consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, responsável
pela obra, trabalha agora na construção das partes metálicas que farão a
ligação destes grandes pilares.

Na margem paraguaia, a fundação dos pilares menores
(de 4 a 2) está sendo feita, assim como a concretagem do pilar/torre maior, que
é o 5, e a caixa de equilíbrio, que é a parte de concreto que sustenta toda a
parte estaiada com o seu peso próprio. Trata-se de uma grande caixa de
concreto. A estimativa é que a instalação das duas vigas em suas posições
definitivas aconteça em até dois meses.

Como
será

A futura ponte internacional terá 760 metros de
comprimento e será do tipo estaiada, com vão-livre de 470 metros. Contará com
pista de 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de 3 metros e calçada
de 1,70 metro.

Parcerias

A nova ponte entre Brasil e Paraguai é uma obra do
governo federal, com gestão do governo do Estado (por meio do Departamento de
Estradas de Rodagem - DER) e recursos da Itaipu Binacional. Estão sendo
investidos na construção aproximadamente R$ 463 milhões, considerando a
estrutura, as desapropriações e a criação de uma perimetral no lado brasileiro.

Histórico

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do
Paraguai, Mario Abdo Benítez, participaram da solenidade de lançamento da pedra
fundamental da segunda ponte entre os dois países, no dia 10 de maio de 2019.
Na solenidade, ela foi batizada de Ponte da Integração Brasil-Paraguai. Os dois
países são sócios da usina de Itaipu, maior hidrelétrica em produção de energia
acumulada do mundo.















































 Assessoria Itaipu




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