Ratinho Junior é um dos principais candidatos à presidência em 2026
Governador foi reeleito em 2022 com 69,6% dos votos
Ratinho Junior (PSD), atual governador do Paraná, voltou a aparecer como um dos principais candidatos à Presidência da República. O levantamento, que foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado na quarta-feira (27), entrevistou 2.014 eleitores com 16 anos ou mais nas 27 unidades da Federação, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo a pesquisa, Ratinho Junior tem 15,3% das intenções de votos dos eleitores brasileiros, o que o coloca como principal adversário do atual presidente Lula (PT). Este desempenho também traz vantagem ao atual governador na concorrência a outros nomes que já tentaram o cargo da presidência, como Ciro Gomes, do PDT (12,8%), Ronaldo Caiado, do União Brasil (8,9%), Simone Tebet, do MDB (8,7%) e o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que chega a 14,5% e 14,9% em dois possíveis cenários em que substitui Lula na disputa. No campo da direita, ele supera Romeu Zema (Novo), que tem 12,2% no cenário em que o governador de Minas Gerais aparece no lugar de Ratinho Junior.
Em seu segundo mandato e com altas taxas de aprovação da população paranaense, Ratinho Junior vem ganhando cada vez mais projeção nacional pelos resultados que tem obtido à frente da gestão do Governo do Estado.
Algumas das conquistas do governador, incluem: Paraná voltou a ser a 4ª maior economia do Brasil, superando o Rio Grande do Sul. Dessa forma, o Estado alcançou uma taxa de 4% de desemprego no 3º trimestre de 2024. Além disso, o Paraná chegou na 1ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi eleito por quatro vezes o mais sustentável do Brasil pelo Ranking de Competitividade dos Estados, alcançou nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública, obtendo Selo Diamante, e conquistou pela primeira vez na história a nota máxima da Capacidade de Pagamento (Capag).
Segundo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, existe um consenso de que o governador do Paraná seja o candidato do partido para presidente em 2026. Segundo Kassab, Ratinho Junior “só não será candidato se não quiser”.
Assessoria
COMENTÁRIOS