Seja bem vindo
Cascavel,05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia de Campo apresenta resultados da agricultura regenerativa

Na região Oeste do Paraná, empresas e produtores rurais estão reconstruindo a matéria orgânica do solo e restaurando a biodiversidade


Dia de Campo apresenta resultados da agricultura regenerativa Jaelson Lucas/AEN

Na região Oeste do Paraná, empresas e produtores rurais estão unindo forças para enfrentar os desafios da agricultura, reconstruindo a matéria orgânica do solo e restaurando a biodiversidade.

Esses são os princípios básicos da agricultura regenerativa, que estão sendo postos em prática em uma propriedade em Mercedes-PR. Os resultados do trabalho desenvolvido serão apresentados no Dia de Campo Biorás, que acontecerá em 17 de dezembro, na Chácara Loffy.

"Regenerar o solo é simplesmente dar vida ao solo. Para isso precisamos respeitar os fundamentos que são rotação de cultura e plantas de serviços com isso aumentaremos a produção e diminuímos custos", explica o engenheiro agrônomo Sérgio Paulino Groff, fundador da Biorás, empresa especializada em agricultura regenerativa, que oferece insumos e ferramentas que promovem a vida do solo, além de resiliência e rentabilidade das lavouras.

Groff esclarece que o primeiro passo para implementação da agricultura na Chácara Loffy foi um diagnóstico da área, por meio de análise química, física e biológica do solo. Com base nos resultados, foram utilizados os insumos como remineralizador e adubo organomineral (sem presença de minerais solúveis e microrganismos).

"O plantio da soja foi em 12 de setembro, além da não aplicação de fungicidas, percebemos uma melhora na estruturação em função dos microrganismos utilizados", comenta Groff.

Para apresentar as técnicas utilizadas, os resultados já alcançados e como a prática da agricultura regenerativa pode trazer maior equilíbrio para o solo e aumentar o potencial produtivo das plantas, proporcionando maior rentabilidade no campo é que a Biorás está promovendo o primeiro dia de campo. "Convidamos os produtores rurais a conhecer a agricultura regenerativa e os recursos que permitem uma produção mais eficiente e saudável, com menos impacto ambiental".

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.