Gugu Bueno e Alexandre Curi assumem comando da Mesa Diretora
Em 170 anos, é a primeira vez que um cascavelense ocupa a função no Legislativo Estadual
O deputado Gugu Bueno (PSD) assumiu nesta segunda-feira (3) a primeira secretaria da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início de um novo ciclo na Casa. A solenidade especial ocorreu no Plenário Waldemar Daros, oficializando a posse da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027 e o começo dos trabalhos da 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 20ª Legislatura.
O deputado Alexandre Curi (PSD) assumiu a presidência da Casa, e entre os destaques da nova gestão está Gugu Bueno, que passa a comandar um dos cargos mais estratégicos do Legislativo estadual. Representando a região Oeste, ele se torna o primeiro parlamentar cascavelense a ocupar essa posição na história da Assembleia Legislativa, fortalecendo a presença do interior na estrutura administrativa da Casa.
"Pela primeira vez nesses 170 anos, a cidade de Cascavel tem a oportunidade de ter um deputado cascavelense ocupando um cargo tão importante como o da primeira secretaria. É, de fato, um momento especial", destacou Gugu Bueno.
A Mesa Diretora tem a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos e administrativos da Alep, assegurando um funcionamento eficiente da Casa e a aplicação responsável dos recursos públicos.
Além de Alexandre Curi e Gugu Bueno, a nova composição conta com a deputada Maria Victoria (PP). Já a deputada Flávia Francischini (União) é primeira vice-presidente, o deputado Delegado Jacovós (PL) na segunda vice-presidência e o deputado Moacyr Fadel (PSD) como terceiro vice-presidente. Enquanto o deputado Requião Filho (PT) assumiu a terceira secretaria. Completam a estrutura os deputados Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT), ocupando, respectivamente, a quarta e a quinta secretaria.
Para Gugu Bueno, a chegada à primeira secretaria marca o início de um novo tempo na Alep. O compromisso da nova Mesa Diretora está voltado para modernizar a gestão do Legislativo, fortalecer parcerias institucionais e garantir que os recursos da Assembleia sejam revertidos em benefícios diretos para a população. "Nosso presidente Alexandre Curi tem falado muito sobre fazermos mais e mais sempre com menos, ou seja, mais condições para que os deputados possam cumprir com seus papéis tão importantes representando os municípios do interior aqui em Curitiba, mas com menos recursos, para que possamos, juntos, nessa parceria com o governo, transformar essa economia da Assembleia em obras e projetos para os municípios do nosso Estado", reforçou o deputado.
O presidente Alexandre Curi também destacou a importância da parceria com Gugu Bueno para tornar a gestão da Assembleia ainda mais eficiente e transparente. "Vamos avançar em temas importantes como sustentabilidade, economia, devolvendo recursos para o governo do Estado, inovação, trazendo a inteligência artificial para dentro do poder legislativo para otimizar e desburocratizar, e queremos avançar na transparência. A Assembleia, no ano passado, recebeu o tão sonhado selo diamante de transparência. Somos a quarta Assembleia mais transparente do Brasil, mas queremos avançar. Não ficamos satisfeitos ainda, queremos estar entre as três Assembleias mais transparentes no Brasil ", afirmou Curi.
Além disso, ele reforçou o compromisso de levar a Assembleia mais próxima da população, incluindo cidades como Arapongas, Cascavel e Foz do Iguaçu. "Vamos fazer uma grande reformulação no nosso portal para ter fácil acesso da população a todas as informações que a Assembleia apresenta. Será uma gestão com todo o respeito ao contraditório, às diferentes ideologias. Eu não estou aqui para representar só os que votaram em mim, estou aqui para representar todos os paranaenses e o nosso objetivo principal é uma boa harmonia entre o poder executivo e o poder legislativo, claro, com respeito à independência, mas juntos fazendo esse Paraná avançar."
A expectativa é que sua atuação reforce a eficiência administrativa, o controle de despesas e amplie investimentos em projetos estruturantes para os municípios paranaenses. "Podem ter certeza que aqueles que conhecem o deputado Gugu Bueno podem esperar ainda mais trabalho, trabalho eficiente", pontuou.
A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso da nova gestão com um Parlamento cada vez mais próximo da população. "A presença tão grande da imprensa do nosso Paraná demonstra o desejo total de uma relação extremamente transparente com os nossos órgãos de imprensa, para que possamos, de fato, chegar a todos os municípios do nosso estado", concluiu Gugu Bueno.
COMENTÁRIOS