Cascavel faz história na OAB com maior número de conselheiros eleitos
Presidente da Subseção e conselheiros foram diplomados em evento que culminou com a posse do presidente da OAB-PR
A representatividade da advocacia do oeste do Paraná alcança um marco inédito nesse meio século de história da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel). Com a diplomação da nova gestão eleita para o triênio 2025-2027 em âmbito estadual e nas seccionais - em evento realizado em Curitiba na última semana -, a Subseção de Cascavel passa a contar com seis representantes no Conselho Pleno da OAB-PR (o maior número até então), agora sob a liderança do cascavelense Luiz Fernando Casagrande Pereira na presidência.
“Este fortalecimento institucional reflete o protagonismo da nossa região no cenário estadual e amplia a defesa das pautas da advocacia em âmbito estadual e nacional”, pontua a advogada Silvia Mascarello Massaro, que foi diplomada presidente da OAB Cascavel, sucedendo Alex Gallio.
A posse oficial está marcada para o dia 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Cascavel.
Também de Cascavel foram diplomados como conselheiros estaduais os advogados Charles Lustosa, Clarissa Sgarioni, Doralice Fagundes, Vanessa Barros, Suzana Perboni e Jurandir Parzianello Jr., além do advogado Lucas Velasco, reconduzido à diretoria da CAA-PR (Caixa de Assistência dos Advogados).
A agenda oficial em Curitiba incluiu a primeira reunião do Colégio de Presidentes de Subseções, a diplomação da nova diretoria da OAB Paraná e da CAA-PR, e a posse de Casagrande Pereira. “A nova gestão estadual apresenta propostas focadas em objetividade e eficiência, alinhando-se à nossa visão à frente da Subseção de Cascavel. Com esta integração fortalecida, temos um grande trabalho pela frente”, detalha Silvia.
A doutora Silvia Mascarello Massaro foi diplomada; posse está marcada para o dia 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Cascavel - Foto: Assessoria
Relevância nacional
Essa força política já se refletiu na primeira reunião do Conselho Pleno. Um dos principais temas discutidos foi a implementação das eleições diretas no Conselho Federal da OAB, bandeira que a Subseção de Cascavel defende e que, ainda na gestão anterior, foi levada a Brasília. Agora, com o apoio dos seis conselheiros cascavelenses, a discussão ganha ainda mais força.
"Reforçamos nosso compromisso com todos os colegas de Cascavel e com os demais do Paraná. Estamos prontos para continuar defendendo nossas bandeiras e lutar por nossos objetivos enquanto Subseção", garantiu Charles Lustosa.
Para a conselheira Clarissa Sgarioni, a mobilização pelas Diretas Já tende a crescer ainda mais. Além disso, outras pautas importantes já foram intensificadas, como o impacto da Resolução 591, que impunha a obrigatoriedade de sustentações orais gravadas nos tribunais. A norma foi suspensa no mesmo dia da reunião, em grande parte graças à atuação da OAB.
“Estamos honrados por levar nossos pleitos a nível estadual. Ainda mais atentos às demandas da advocacia, vamos enfrentar juntos os desafios e buscar soluções para superá-los. O momento é de união", pontua.
Modelo de integração
Essa integração, para o ex-presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello Jr., é a base do modelo que a Subseção sempre teve coragem de construir e defender. Ele acredita que a união de forças com alinhamento de valores e o trabalho em torno de projetos inovadores fundamentam e fortalecem a entidade.
“Com o doutor Pereira em Curitiba, a doutora Silvia em Cascavel e todo este time de conselheiros e líderes na Seccional, a OAB Cascavel alcançará novos avanços. Somos gratos pela confiança da advocacia em nosso trabalho”, reforça.
Compromisso coletivo
Para a conselheira Suzana Perboni, a composição da equipe de representantes da Subseção de Cascavel é fruto de muito trabalho e dedicação.
“Juntos, construímos uma equipe comprometida com os valores da advocacia e com o fortalecimento da nossa classe. Tenho plena confiança de que, unidos, faremos um trabalho digno e transformador", observa.
Marco para a sociedade
A parceria com a Seccional do Estado representa, para a conselheira Vanessa Barros, um marco significativo, não apenas para a advocacia, mas também para a sociedade.
“Juntos, somos mais fortes e capazes de construir um futuro ainda mais promissor para a nossa classe, em benefício da sociedade. Este é o início de uma jornada próspera, leve e de muito trabalho”, enseja.
Transparência
A conselheira Doralice Fagundes reforça que a confiança depositada pela nova gestão estadual e regional é um fator motivador.
“Reafirmo meu compromisso de atuar com dedicação e transparência em prol da advocacia paranaense e, junto com os colegas, coloco-me à disposição para trabalharmos pelo fortalecimento da nossa classe, defendendo nossas prerrogativas e contribuindo para o avanço da advocacia", reforçou.
Parceria estratégica com a CAA-PR
De forma prática, Silvia, Lucas Velasco e Jurandir Parzianello Jr. também foram recebidos pelo novo presidente da CAA-PR, Fernando Estevão Deneka, e pelo diretor Cleverton Cremonese para discutir projetos como a implantação do OAB 360, a realização dos JAPs e a revitalização do Centro de Convivência dos Advogados.
Deneka destacou que a CAA-PR é um braço assistencial da OAB e está focada em oferecer mais suporte aos advogados. Agora como diretor de Inovação da CAA-PR, Velasco reforça que as ações serão aprimoradas, garantindo resultados concretos para a advocacia.
Assessoria
COMENTÁRIOS