Show Rural: Unioeste presta homenagem às mulheres cientistas
Do total de 278 grupos de pesquisa, 131 são liderados por mulheres

Durante a programação desta terça-feira (11), por iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da Unioeste foi celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Na ocasião, as pesquisadoras presentes no estande da Universidade no Show Rural 2025, foram homenageadas com um kit comemorativo.
O objetivo do dia 11 de fevereiro é conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero devem caminhar juntas. No Paraná, essa data é oficializada pela Lei Estadual 21.855, de 2023, que institui o Dia de Mulheres e Meninas na Ciência no estado.
A Unioeste conta com 268 bolsistas de pesquisa mulheres e 145 orientadoras de projetos. Do total de 278 grupos de pesquisa, 131 são liderados por mulheres. E existem 178 projetos cadastrados na Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, deste 89 são coordenados por mulheres.
Uma das homenageadas presentes é Ana Alix Mendes de Almeida Oliveira, docente há 21 anos do curso de Zootecnia do campus de Marechal Cândido Rondon, e possui um trabalho de equitação para mulheres que tem medo de cavalos. “No projeto contamos com meninas e quem sabe futuras cientistas e mulheres que estão fazendo ciência junto comigo. Muito bom saber que hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulheres e Meninas na Ciência. Sabemos que durante décadas a ciência foi feita por homens, porém o que acho mais incrível é que nós estamos vendo mais mulheres ganhando prêmios e conseguindo mostrar a sua competência na ciência”, diz.
Assessoria
COMENTÁRIOS