Corbélia entregou mais de 700 mil unidades de medicamentos em dois meses
Esse montante inclui comprimidos, ampolas e frascos distribuídos gratuitamente à população

A prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na qualidade e no acesso a medicamentos para os munícipes. Apenas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram entregues 732.470 unidades de medicamentos na Farmácia Básica do Posto de Saúde Padre Bernardo Lube, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e nas outras Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse montante inclui comprimidos, ampolas e frascos distribuídos gratuitamente à população.
No período analisado, 18.249 pacientes foram atendidos com a retirada de medicamentos nos pontos de distribuição, garantindo que aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao tratamento necessário.
Atualmente, a Farmácia Municipal conta com 293 tipos de medicamentos disponíveis para diferentes tratamentos, incluindo analgésicos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, vermífugos, vitaminas, contraceptivos, colírios, medicamentos de controle especial, entre outros. Os mais distribuídos são os antibióticos e antidepressivos. Os medicamentos anti-hipertensivos e anti-diabéticos são disponibilizados gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular.
O estoque farmacêutico atualizado no último dia 5 de março representa um investimento total de R$ 490.665,14. Segundo a coordenadora de assistência farmacêutica, Nayene Agliardi, manter a disponibilidade dos medicamentos é uma prioridade. “Nosso compromisso, enquanto farmacêuticos e profissionais da saúde, é garantir que todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, além de orientações precisas para o uso correto desses medicamentos. A farmácia desempenha um papel fundamental na dispensação de medicamentos e no acompanhamento da saúde dos pacientes, promovendo a adesão ao tratamento e prevenindo possíveis interações medicamentosas ou efeitos adversos”, afirmou.
O prefeito Thiago Stefanello (PP) também destacou a importância do investimento na assistência farmacêutica. “A saúde é uma prioridade da nossa gestão. Sabemos o quanto o acesso a medicamentos é essencial para o tratamento e bem-estar da população. Por isso, seguimos investindo para manter um fornecimento contínuo e eficiente, garantindo dignidade e qualidade de vida aos corbelienses”, enfatizou o prefeito.
O SUS, enquanto um sistema público e universal, é um direito de todos. A farmácia municipal está comprometida em ser um ponto de apoio para a promoção da saúde, educação e cuidado. “Sabemos que, muitas vezes, as pessoas dependem do SUS para acessar serviços de saúde e medicamentos essenciais. Por isso, nossa missão é ser um facilitador nesse processo, assegurando que todos, sem exceção, recebam o melhor atendimento possível, com respeito, responsabilidade e empatia”, completou a farmacêutica.
COMENTÁRIOS