Biblioteca Pública promove teatro musical e encanta crianças
Iniciativa faz parte da comemorações em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil

Olhos atentos para não perder uma cena sequer. Esse foi o cenário de hoje (16) na Biblioteca Pública Municipal de Cascavel. Em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria de Cultura realizou duas sessões gratuitas do teatro musical “A Arca de Noé”, escrita por Vincíus de Moraes, que encantaram a criançada.
Na aventura, os versos musicais do poeta se transformam em uma grande celebração da infância e da natureza. Com canções inesquecíveis, personagens cativantes, como a abelha, o leão e o pato, e um universo repleto de brincadeiras rimadas, o espetáculo transporta o público para um mundo de bichos falantes, música e emoção. Uma experiência encantadora que une literatura, teatro e música.
O teatro musical inspira os pequenos e motiva o hábito da leitura. “Traz o despertar da criatividade e da imaginação. Quem nunca pegou um livro e começou a ler e imaginar a história? Essa é a função da contação, de materializar aquilo que está no livro, de trazer para a criança algo visual. Há interação com os personagens e isso é importante, pois as crianças se sentem parte dessa história”, explica a bibliotecária Thayse Alérico.
Flávia Oliveira levou o filho, Miguel, para acompanhar a atividade. “Acho muito importante pra eles aprenderem a usar cada vez mais a imaginação. Isso incentiva tanto na resolução de problemas, na aprendizagem. É importante não perder esse hábito de leitura, de ouvir histórias, não é?”, comenta.
Valentin Labastia, de 6 anos, não poupou elogios. “Eu amei. Gostei dos bichinhos miúdos. Eu amo ler, eu tenho até o livro da Arca de Noé”, conta.
A coleguinha Clara Lemos, também de 6 anos, aprovou a peça. “Eu adorei a história. Dou nota 100”.
Para o pequeno Murilo Choles, de seis anos, o teatro foi pura diversão. “Gostei de todas as partes. Foi tudo legal. Eu amo essas histórias”.
BIBLIOTECA
E que se aventurar pelo mundo dos livros? A Biblioteca tem 60 anos de atuação e é um dos espaços querido pelos cascavelenses. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
A Biblioteca recebeu só em 2024 cerca de 14 mil leitores, que utilizaram o espaço diariamente para ouvir a contação de histórias, realizar pesquisas científicas, estudar, ler seus livros preferidos e entre outras atividades. Somente no ano passado, a unidade emprestou 7.458 livros aos cascavelenses.
Com um acervo riquíssimo, com cerca de 85 mil exemplares, entre livros, revistas, artigos, jornais e outros, a procura por empréstimos é intensa.
CARTEIRINHA
Ficou interessado em emprestar os livros da Biblioteca? Para fazer o cadastro, é necessário um documento de identidade com foto, número de CPF, três números de telefone para referência, comprovante de residência e R$ 1 para plastificação.
Assessoria
COMENTÁRIOS