Assembleia da Amop discute nova concessão de pedágio
Turismo e assistência social também foram temas abordados durante o encontro

Os prefeitos e prefeitas da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) se reuniram nesta sexta-feira, 25, para a terceira Assembleia Ordinária de 2025. Na pauta do encontro, assuntos importantes para a região, como a nova concessão de pedágios, investimentos em turismo e o anúncio da construção da Casa Abrigo Regional.
A Assembleia foi a primeira presidida oficialmente pelo novo presidente, prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, que citou a preocupação dos municípios da região em relação ao pedágio. “É uma bandeira que a Amop vem tratando há muito tempo e não somente a Associação, mas também o POD, Programa Oeste de Desenvolvimento, a própria Caciopar, que juntos têm buscado uma solução. E agora pode ser um momento oportuno, com essa discussão, com todas as lideranças, para que seja minimizado o impacto para a população que tanto trabalha e necessita dessa rodovia”, disse.
O diretor-presidente da EPR Iguaçu, Marcio Moreira, também participou da Assembleia ao lado do diretor executivo Silvio Caldas para falar sobre o funcionamento da nova concessão de pedágios, do lote 6, que será assinada nos próximos dias e irá impactar muitos municípios da região Oeste do Paraná.
DEMAIS PAUTAS
Entre os convidados, estiveram presentes o atual secretário de estado do Turismo, e ex-presidente da Amop, Leonaldo Paranhos que falou sobre as ações do programa "Vem pra cá, vem pro Paraná", e a secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que fez uma apresentação das políticas públicas da pasta e anunciou a liberação da verba para construir a primeira Casa Abrigo Regional para mulheres vítimas de violência, que será em Toledo. O prefeito, Mario Costenaro, assinou o termo de doação de um terreno na Vila Industrial para receber a obra.
A cerimônia teve ainda a participação do prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Gilberto Marsaro, que compartilhou o case de sucesso do município em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já o prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto, foi homenageado por compartilhar o prato típico do município "Leitão na Grelha" durante o almoço com os presentes.
"Tivemos uma Assembleia muito rica, com assuntos importantes e bandeiras que a Amop sempre defende. Tenho certeza que todos que participaram puderam aprender e agradecemos a cada um dos nossos convidados por dividirem conosco essas discussões", disse o presidente da Amop, Rodrigo Schanoski.
COMENTÁRIOS