Toledo recebe “Árvore do Papa” no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Foi plantado um Ipê-branco ao lado do letreiro “Eu amo Toledo” em homenagem ao papa Francisco

Num gesto de gratidão e de memória, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura de Toledo realizaram o plantio da “Árvore do Papa”, que presta homenagem a Francisco, falecido no último dia 21 de abril. Trata-se de um Ipê-branco que passa a crescer e se desenvolver ao lado do letreiro “Eu amo Toledo”, no coração do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O ato também contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do deputado federal Dilceu Sperafico, das secretárias, do Desenvolvimento Humano, Sheila Delava, e da Mulher, Eliane Bombardelli, e do secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.
A “Árvore do Papa” foi plantada neste sábado (26), data em que ocorreu o sepultamento do Santo Padre Francisco, em Roma. Antes do plantio, uma cerimônia teve acompanhamento dos católicos. Eles fizeram uma breve reflexão do Evangelho, se uniram em preces e cantaram “A Oração de São Francisco de Assis”. Em seguida, uma pequena procissão conduziu a muda de Ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) ao local onde se fixou para que as pessoas possam contemplar com mais atenção a natureza, tendo presente a mensagem de Francisco a respeito da ecologia integral.
O Parque Ecológico, onde está o Lago Municipal, é um espaço preservado em área urbana para contribuir com a interrelação homem-natureza. “Todas as vezes que passarmos por este local, observando o entorno, a beleza das flores, ou mesmo quando encontrarmos a sombra desta árvore que crescerá, nos lembraremos do legado deste grande homem, não só líder religioso, mas um grande ser humano”, afirmou Pe. André Boffo Mendes, presidente executivo da Cáritas Diocesana de Toledo e coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. Ele explicou que a iniciativa deste plantio teve pronta mobilização dos fiéis e aceita pela Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma vez fixada na terra e cravada ao seu lado uma placa provisória de identificação, os participantes deste momento celebrativo se deram as mãos e rezaram em volta da muda.
“Em maio, serão completados dez anos de publicação da Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas), que convocava o mundo inteiro a refletir sobre como e onde vivemos. O apelo da conservação ambiental, e a integração homem-natureza, é uma questão universal que preocupa todos nós”, salienta o religioso.
Assessoria
COMENTÁRIOS