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Cascavel,23/04/2024

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Alunos da Clínica Escola iniciam o contato presencial com os novos professores

Além das atividades remotas, foi montado um cronograma de visitas à nova escola, como forma de adaptação aos alunos autistas

Fonte: Assessoria
Alunos da Clínica Escola iniciam o contato presencial com os novos professores

 

Na
manhã desta terça-feira (15) os alunos da Clínica Escola do Transtorno do
Espectro Autista – Cetea Juditha Paludo Zanuzzo iniciaram o contato presencial
com os novos professores e com o espaço, que para eles é novo. De forma a
evitar aglomerações e manter condições sanitárias seguras, um cronograma foi
montado para que, no momento da retirada das atividades remotas, os alunos possam
ter um tempo individualizado com a equipe pedagógica, como forma de adaptação.

Para
o diretor da Escola, Josnaldo Lima Teixeira, a aproximação dos alunos com a
equipe é fundamental para que o aluno já esteja familiarizado com a escola e
com a equipe no momento em que forem retomadas as atividades presenciais, além
de ser uma forma de os profissionais conhecerem as particularidades de cada
aluno para a elaboração das atividades remotas. “Os alunos estão vindo de
diversas escolas municipais e a após esse primeiro contato a gente vai
conseguir especificar quais atividades vão focar no desenvolvimento de cada
criança”, conta.

Atualmente
a Clínica Escola conta com 30 alunos matriculados e uma perspectiva de ampliar
o atendimento para até 140 alunos no próximo ano. Além da promoção da
escolarização do aluno com Transtorno Espectro Autista, família e aluno também
recebem todo o suporte clínico e terapêutico, com atendimento nas áreas médica,
psicológica, fonoaudiológica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, nutricional,
assistencial e musicoterapia.

Para
as famílias que já vivem essa nova realidade, o sentimento é de satisfação,
como é o caso da Josiane Fossato, mãe do Victor, de 5 anos, que foi o primeiro
aluno a ter o atendimento presencial nesta manhã. Ela afirma que se sente
bastante tranquila de ver o carinho com que foi recebida juntamente co o filho
e espera colher bons resultados deste atendimento mais personalizado às
particularidades de cada aluno autista. “O Victor agora tem um atendimento
especializado, tem uma professora que entende ele e que consegue fazer um
atendimento mais individualizado, porque até então a gente sempre teve muita
dificuldade em função de muita troca de professores, readequações e na
adaptação das atividades para as especificidades dele e a gente sabe que agora
ele vai ter esse olhar diferenciado pra ele”, relata.

Victor,
por sinal, é um exemplo de que o atendimento pedagógico focado na superação das
dificuldades e na descoberta de potencialidades do aluno autista é algo
fundamental. Com apenas cinco ano o garoto já lê fluentemente e tem um vasto
vocabulário em inglês, porém ele tem algumas limitações no aprendizado e a mãe
relata que ansiava por um atendimento mais individualizado, de forma que as
limitações do filho fossem entendidas e trabalhadas. O diretor Josnaldo lembra
que esse é objetivo da Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista – Cetea
Juditha Paludo Zanuzzo, assim como é o objetivo de toda a equipe pedagógica da
unidade. “É necessário um olhar diferenciado ao autista como um todo e na
Clínica Escola as crianças têm acesso a um direcionamento para superarem suas
dificuldades e alcançarem um desenvolvimento pleno, que é o que nós almejamos
para todas as crianças”, completa.



















Assessoria




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