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Cascavel,26/04/2024

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Transformação digital faz vendas diretas subirem 9% durante a pandemia

Setor de farmácias foi um dos que sentiu o reflexo positivo na comercialização online

Fonte: Snowing via Freepik
Transformação digital faz vendas diretas subirem 9% durante a pandemia

O início da pandemia do novo
coronavírus, em 2020, fez com que muitos empresários que ainda não estavam no
mundo online começassem a migrar para este ramo. Comércios fechados e a única
forma de sobrevivência era essa: fazer com que o produto estivesse na internet.
Depois dessa transformação da venda direta para o online, 2020 pode ser
considerado um divisor de águas para o segmento, principalmente para os
empreendedores individuais, que levaram serviços e produtos de qualidade para
grande parte da população que ficou isolada.

Dados da ABEVD (Associação
Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), que reúne as maiores empresas do
setor no País, mostraram que as vendas diretas cresceram 9% no fim de 2020,
mesmo durante a pandemia. O número de empreendedores independentes também
cresceu: 11%. E esta tendência segue em 2021, como resultado positivo em meio à
crise gerada pela pandemia.

O setor farmacêutico foi um
dos que mais sentiu esse impacto. Isso por estar em um ramo que, normalmente,
precisa de atendimento presencial. Mesmo sendo um setor considerado essencial
durante a pandemia, os proprietários de farmácias viram no universo online a
possibilidade de expandir as vendas, para pessoas que precisaram ficar isoladas
neste período.

“No fim de 2019, já estávamos
querendo implantar um projeto de farmácia online e melhorar a entrega. Quando
conseguimos executar isso e colocar o site em funcionamento, a pandemia
iniciou. Em março, as entregas explodiram. Saímos de uma empresa que fazia 100
entregas no mês, para seis meses depois fazer 1.000 entregas mensais devido ao
site”, afirma Carlos Henrique Gomes Lima, farmacêutico que administra a
Farmácia Preço Popular em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

Eles são parceiros da MyPharma
neste processo e, agora, em 2021, já passaram da faixa de 2.500 entregas por
mês. “Existe a possibilidade de as pessoas comprarem aquilo que precisam e
pagar direto no site. Isso ajudou demais a nossa empresa”, comemora.

Segundo o diretor de marketing
da startup de Cascavel/PR, Carlos Henrique Soccol, o segmento farmacêutico
carecia de tecnologias acessíveis e de rápida implantação. Com a pandemia,
processos que viriam com o decorrer do tempo, vieram rapidamente, mudando o cenário
das vendas nas farmácias.

“O segmento farmácias ainda
atendia massivamente seus clientes remotos por meio de telefone, e no máximo
por WhatsApp. Em um mundo onde a digitalização corre a passos largos, trazer
uma melhor experiência de compra ao cliente é fundamental às farmácias pequenas
e médias, para ganhar competitividade e se adaptar ao novo funil de vendas”,
afirma Carlos Henrique Soccol.















Ele ressalta que mais de 90%
das pessoas pesquisam estabelecimentos no Google antes de se deslocar ou ligar
para adquirir o produto. Tendência que já se firmava antes mesmo da pandemia.
“Para ter uma presença relevante no Google, uma farmácia precisa do kit:
website otimizado para buscadores, Google Meu Negócio e outras integrações
importantes. Isto que a MyPharma vem fazendo ao longo dos últimos anos,
trazendo para a farmácia a digitalização dos seus canais de venda e contato com
o cliente, e insistindo elas no topo do novo funil de vendas, que começa em
buscadores online”, complementa.

Assessoria




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