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Cascavel,26/04/2024

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Segunda ponte sobre o Rio Paraná avança para 57% de execução

margem brasileira de Itaipu, segundo o DER, já investiu cerca de R$ 136 milhões na obra, do total previsto de R$ 323 milhões.

Fonte: Alexandre Marchetti/IB
Segunda ponte sobre o Rio Paraná avança para 57% de execução

As obras da
Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que ligará Foz do Iguaçu a Presidente
Franco, sobre o Rio Paraná, já avançaram para 57% de execução, conforme o
Boletim de Maio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), responsável
pela gestão do contrato. A margem brasileira de Itaipu, segundo o DER, já
investiu cerca de R$ 136 milhões na obra, do total previsto de R$ 323 milhões.

O
relatório do DER mostra, também, que a rodovia de ligação entre a nova ponte e
a BR-277, a chamada Perimetral Leste, iniciada no final de março, já está com
2,52% de execução, com investimento de R$ 2,6 milhões. A previsão é que o custo
da rodovia de 15 quilômetros de extensão, com dois viadutos, uma rotatória
alongada, duas travessias e duas aduanas será de R$ 174 milhões.

Para o
diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, “o estágio
avançado da obra mostra o compromisso de Itaipu com o futuro promissor da
região de fronteira, o desenvolvimento e bem-estar da população de toda a
região”.

Fase atual da ponte

Até o final
deste mês, no lado brasileiro da Ponte da Integração, o mastro principal da
estrutura deverá atingir aproximadamente 132 metros de altura. Nesta segunda
etapa, ao longo de maio, continuaram os serviços na caixa de equilíbrio,
simultaneamente à estrutura de encontro/acesso, executada em concreto armado,
que terá a função de interligar a caixa interna à cota da rodovia de acesso à
ponte.

No lado
paraguaio, conforme o boletim, o destaque foi a execução e o deslocamento do
quarto trecho de concreto armado, em direção à margem do Rio Paraná, nos dias
17 e 18 deste mês. Foi também iniciada a execução da segunda etapa da caixa de
equilíbrio, para elevar sua altura até a cota da rodovia. E, ainda, foram
executadas as instalações necessárias para comportar os cabos de estaiamento da
ponte. O mastro principal paraguaio deve chegar, até o final do mês, a cerca de
113 metros de altura, da fundação ao topo.

Perimetral Leste

Na Perimetral
Leste, dois viadutos estão em obras. Um deles, o de interseção com a BR-469
(Rodovia das Cataratas), está no estágio inicial, com a execução de estacas
raiz na etapa de fundações.

O outro viaduto,
de acesso à Ponte Tancredo Neves (que liga o Brasil à Argentina), encontra-se
no estágio de mesoestrutura. As obras compreendem a execução das paredes
estruturais dos blocos de sustentação. Este segundo viaduto dará acesso à nova
aduana na fronteira com a Argentina; a atual será demolida.

Ao longo dos 15
quilômetros da rodovia, os trabalhos incluem a supressão da vegetação e os
serviços de terraplanagem. O lado paraguaio da ponte também terá uma
infraestrutura viária de acesso, que ainda não foi iniciada. Custeada pelo
governo paraguaio, a perimetral de lá terá 35 quilômetros de extensão, com um
viaduto, duas pontes, um trevo, um centro integrado de cargas e uma área de
controle primário. A obra está orçada em US$ 172 milhões.

Dentro do cronograma

As obras da
Ponte da Integração, nas duas margens, estão dentro do cronograma. A ponte
deverá ser inaugurada em meados do ano que vem, juntamente com a Perimetral
Leste. A nova infraestrutura de transporte e logística trará uma nova
configuração à região de fronteira, permitindo a ampliação do comércio com os
países vizinhos.

Em Foz, a
Perimetral Leste permitirá que os veículos pesados deixem de transitar pelo
centro da cidade, tanto para ir e voltar do Paraguai como da Argentina. A Ponte
da Amizade ficará restrita a veículos de passeio, ônibus e vans de turismo,
além de veículos de entrega rápida.

A ponte

A Ponte da
Integração permitirá também a passagem de veículos leves e de turistas. Com
isso, haverá maior presença de brasileiros em Presidente Franco e, em Foz, dos
paraguaios que moram naquela cidade e região, à qual hoje só se tem acesso pela
movimentada Ponte da Amizade.

A ponte terá 760
metros de comprimento e vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.
Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e
calçada de 1,70 metro nas laterais. Ela será maior que a Ponte Internacional da
Amizade e está localizada cerca de 10 quilômetros abaixo dela, em direção ao
Rio Iguaçu.

Obras de Itaipu

Tanto a ponte
quanto a Perimetral Leste fazem parte do rol de obras financiadas pela Itaipu
Binacional. Entre outras, a usina também financiou a reforma e a ampliação do
terminal e da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do
Iguaçu. Financiou ainda a duplicação da pista que liga o aeroporto à BR-469,
rodovia que também deverá ser duplicada com recursos da binacional. São mais de
R$ 2,5 bilhões de investimentos com a geração de mais de 2,5 mil empregos.





































A Itaipu tem
ainda outras obras concluídas ou em execução, como ciclovias e o futuro mercado
municipal, em Foz, a duplicação de um trecho da BR-277 em Cascavel, a conclusão
da Estrada Boiadeira e o contorno do município de Guaíra.

Assessoria




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