Seja bem vindo
Cascavel,18/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governador vistoria início da segunda fase da construção do novo Trevo Cataratas

Modernização do modal entrou em uma nova fase no domingo (01) com a conclusão de uma via marginal paralela à BR-277, a nova pavimentação da Rua Francisco Ignacio Fernandes e a execução de alças e acessos

Fonte: José Fernando Ogura/AEN
Governador vistoria início da segunda fase da construção do novo Trevo Cataratas

O governador Carlos Massa
Ratinho Junior fez nesta segunda-feira (2) a primeira vistoria técnica às obras
de readequação do Trevo Cataratas, em Cascavel, na Região Oeste. A modernização
do modal entrou em uma nova fase no domingo (01) com a conclusão de uma via
marginal paralela à BR-277, a nova pavimentação da Rua Francisco Ignacio
Fernandes e a execução de alças e acessos.

Com isso, o tráfego de
veículos foi totalmente desviado do trevo, permitindo o início dos serviços no
canteiro central. Foram cerca de 4 quilômetros de desvios executados nesta
etapa.

Considerado um dos principais
gargalos rodoviários do País com fluxo estimado em mais de 45 mil veículos por
dia, o Trevo Cataratas é a conexão que reúne as rodovias BR-369, no sentido de
Maringá; a BR-277, entre Guarapuava e Foz do Iguaçu; a BR-467, em direção a
Toledo; e a Avenida Brasil, principal via de acesso a Cascavel. O fluxo diário
é estimado em 45 mil veículos ou 3,3 mil por hora em picos. O investimento na
modernização do complexo rodoviário é de R$ 82 milhões.

“Há mais de 35 anos que se
esperava essa obra no Trevo Cataratas e nunca saiu do discurso. Unimos todos em
torno desse projeto para fazer com que realmente acontecesse. E agora estamos
vendo as máquinas trabalhando, saindo do papel. Vamos resolver um dos maiores
problemas de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.

Neste momento da construção, o
trecho conta com bloqueios físicos nas vias e toda a sinalização necessária
quanto aos trajetos disponíveis para seguirem viagem, o que inclui novas
interligações entre as rodovias locais e acessos novos que integrarão a futura
composição da obra.

Com o tráfego de veículos
desviado, os primeiros serviços serão a execução dos muros de contenção e as
fundações das estruturas de concreto dos dois novos viadutos que vão elevar a
BR-277 no sentido Foz do Iguaçu. A área central da obra receberá ao todo 5
quilômetros de novas vias.

“São rodovias e avenidas que
se encontram, algo bem tumultuado. São mais de 200 operários trabalhando dia e
noite para fazer essa obra acontecer. Exigimos que esse desejo tão grande de
Cascavel estivesse no acordo de leniência”, afirmou o governador.

Assim que esses serviços
estiverem concluídos, tem início a etapa 3, com a execução de todos os serviços
no canteiro central do trevo, que incluem a execução de dois viadutos e cinco
quilômetros de rodovias. A obra deve ser concluída em outubro de 2022.

“O Trevo Cataratas, uma das
obras mais complexas do Paraná, está avançando em bom ritmo. Agora, com o
início das intervenções na parte central os cascavelenses vão começar a ver a
solução para um dos maiores gargalos logísticos do Estado, uma obra que fizemos
questão de tirar do papel, que vai acabar com os congestionamentos e acidentes
no local”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex.

 “É necessário que os condutores prestem muita
atenção na sinalização, e sigam com cautela e prudência pelo trecho, garantindo
sua segurança e o bom andamento dos serviços”, acrescentou o diretor-geral do
DER-PR, Fernando Furiatti.

NOVO TREVO –
A obra vai contar com a construção de dois viadutos de 900 metros, passarelas
com escadas e rampas, nove quilômetros de vias, 230 novos postes de iluminação
e dois quilômetros de redes de bueiros. Ela integra um pacote de projetos que
começaram a ser executados com recursos do acordo de leniência, de R$ 400
milhões, firmado pela Ecorodovias com o Ministério Público Federal (MPF).

“Há muito se falava do novo
Trevo Cataratas e quase nada foi feito neste tempo todo. Agora sim, pelas mãos
e força de vontade do governador Ratinho Junior, esse nó será desatado",
disse o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

Uma condição imposta pelo
órgão ambiental estadual à concessionária para aprovar a obra foi a obrigação
de que o trevo tenha bacias de contenção subterrâneas. A obra será construída
em cima da transposição do Rio Cascavel, afluente do Rio Iguaçu e que abastece
70% da população do município. No caso de um acidente, as bacias de contenções
terão suporte técnico para armazenar até 400 mil litros de efluentes derramados
na pista, visando a proteção do rio.

LENIÊNCIA  A
Ecorodovias controla a Ecovia e a Ecocataratas e fará investimentos de R$ 150
milhões até 2021 ao longo da BR-277, principal corredor rodoviário e de
exportação do Paraná.

O acordo prevê R$ 130 milhões
para a execução de obras na BR-277 entre Cascavel e Guarapuava, com a criação
de cerca de 13 terceiras faixas que somam 14,1 quilômetros em Guaraniaçu,
Laranjeiras do Sul e Guarapuava, o novo viaduto da entrada de Cascavel, e R$ 20
milhões em intervenções da Ecovia, no trecho entre a Região Metropolitana de
Curitiba e o Litoral.

Outros R$ 220 milhões foram
abatidos com a redução de tarifas e R$ 30 milhões serão pagos em multas.

PRESENÇAS 
Participaram da vistoria o secretário de Estado da Administração e Previdência,
Marcel Micheletto; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; os
deputados estaduais Gugu Bueno, Márcio Pacheco, Coronel Lee e Soldado Adriano
José; o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva; e o presidente da Câmara de
Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola; além de lideranças políticas e
empresariais da região.

AEN



































 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.