Seja bem vindo
Cascavel,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios de varejo

Pesquisa feita pelo Sebrae mostra que até mesmo os negócios que não sabem o que é uma Indicação Geográfica (IG) gostariam de vender produtos típicos regionais

Fonte: Coofamel
Produtos com Indicação Geográfica são conhecidos por 60% dos pequenos negócios de varejo

A popularidade das Indicações
Geográficas (IG) vem crescendo entre os micro e pequenos negócios de varejo.
Dados de pesquisa recente, feita pelo Sebrae, mostram que 60% das empresas
entrevistadas sabem o que é uma IG e a maioria tem interesse em vender produtos
com IGs. Dos que conhecem os produtos com IG, 52% já optaram por vendê-los em
seus comércios. O estudo foi feito com micro e pequenos negócios do varejo para
entender como é a relação dos comerciantes com os produtos típicos regionais.

As Indicações Geográficas
brasileiras são indicações de procedência ou denominações de origem que
garantem a diferenciação de produtos e serviços com base na sua origem. O
Brasil possui até o momento 88 IGs reconhecidas. Somente no Paraná, são nove
produtos com a Indicação Geográfica. São eles a bala de banana de Antonina, o
mel do Oeste do Paraná, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o mel de
Ortigueira, o queijo de Witmarsum, a erva-mate São Matheus – do sul do Paraná,
a uva de Marialva e o café do Norte Pioneiro.

Para a analista de inovação do
Sebrae, Hulda Giesbrecht, os resultados são expressivos e podem ser ainda melhores
se houver colaboração e integração entre produtores e vendedores de produtos
das Indicações Geográficas nas ações de comunicação com o mercado. “O produto
com IG não é só um produto com um nome diferenciado, ele tem uma história, há
mecanismos de controle em sua produção que o fazem manter características
únicas. É preciso que tanto os produtores, quanto os comerciantes, conheçam as
características de cada região/produto e ressaltem esses diferenciais para o
consumidor”, afirma.

Segundo a pesquisa do Sebrae,
até mesmo aqueles empreendedores que não sabem o que é uma IG gostariam de
vender em seus negócios “produtos típicos regionais”. Para 74% dos pesquisados
que desconhecem o que é IG seria interessante oferecer produtos típicos
mostrando-os em posição de destaque, dando amostras grátis para o consumidor
conhecer ou mesmo ressaltando as características do produto por meio de uma
identificação destacada.

“Apesar do crescimento da
popularidade das IGs, ainda estamos em processo de expansão do conhecimento
desse conceito pelo mercado. Os empreendedores podem explorar o potencial
desses produtos no mercado. São produtos especiais que contam histórias de
regiões e pessoas. O que falta é alinhamento e comunicação entre produtores e
comerciantes”, observa Hulda.

 

Selo nacional

A criação do selo nacional de
Indicação Geográfica é apontada pela maioria (67%) dos entrevistados como uma
medida que irá impulsionar as vendas de produtos com IGs, já que os
consumidores irão identificar com mais facilidade esses produtos. “Até o fim
deste ano teremos o lançamento oficial do selo nacional das IGs. Será uma
identificação única para todas as 88 IGs que temos até o momento e para as que
vierem a registradas. A expectativa é que o lançamento ocorra em dezembro”,
adiantou a analista.

 

Perfil

A pesquisa realizada pelo
Sebrae abordou uma amostra específica de donos de micro e pequenos negócios do
comércio com potencial de vender produtos típicos regionais. Nessa amostra, os
microempreendedores individuais são a maioria (48%), seguidos pelas microempresas
(41%) e empresas de pequeno porte (11%). A idade da maior parte dos
respondentes fica entre 36 e 55 anos, com nível de escolaridade superior para
64% dos entrevistados. Em relação a cor da pele, 60% declararam-se brancos, 37%
negros, 2% outros e 2% não quiseram informar.

 

Conceito



























Indicação Geográfica (IG) é um
nome geográfico que identifica um produto ou serviço como originário de uma
área geográfica delimitada quando determinada qualidade, reputação ou outra
característica é essencialmente atribuída a essa origem geográfica.

Assessoria




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.