Quinta, 05 de Agosto de 2021
(45) 99981-0457
Cascavel Vigilância Sanitária

Ação Integrada vai combater infestação de carrapatos no Jardim Veneza

Equipes irão realizar os trabalhos nos dois primeiros dias de julho, inclusive com a ação do Samucão e Castramóvel

21/06/2021 16h22
Por: Redação Fonte: Assessoria Cascavel
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem monitorando a proliferação de carrapatos na região do Jardim Veneza. Desde o fim do ano passado, a Divisão de Vida Silvestre e Bem Estar Animal acompanha o caso, adotando medidas sanitárias e administrativas para o controle da infestação.

Neste mês de junho, com base em informações de voluntários, como os dos representantes da ONG Latidos do Bem, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente desenvolverá uma ação integrada com objetivo de buscar o foco da possível proliferação. Os trabalhos já têm data para ocorrer: dias 1º e 2 de julho.

No dia 1º, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde fará orientações sobre as medidas de prevenção  aos moradores da região. No dia 2, a equipe do Samucão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o atendimentos aos animais já atacados pelo parasita, além do Castramóvel para o processo de esterilização dos animais.

O Departamento de Licenciamento Ambiental e Fiscalização direcionará as equipes de limpeza para o Jardim Veneza, em especial ao locais com possíveis focos dos carrapatos. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social auxiliará no trabalho orientativo junto às famílias que residem na região.

Os  carrapatos são parasitas externos que se alimentam de sangue de animais convivendo em sua pele ou também no ambiente em que o animal se encontra. Animais domésticos, silvestres e até mesmo os seres humanos podem ser atingidos pelos carrapatos.

Um parasita pode se reproduzir, depois de alimentado por sangue, por outros 5 mil carrapatos, o que desencadeia algumas doenças, entre elas a febre maculosa. Entre as ações que podem ocorrer é a pulverização dos ambientes e a limpeza dos próprios animais infestados pelo parasita.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias