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Cascavel,26/04/2024

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Responsabilidade social: Itaipu lança edital de patrocínio para ações de esporte e cultura

O valor máximo por ação é de R$ 50 mil

Fonte: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Responsabilidade social: Itaipu lança edital de patrocínio para ações de esporte e cultura

A Itaipu Binacional abriu
mais uma oportunidade de seleção pública na concessão de patrocínios com
recorte social, agora na modalidade Esporte e Cultura. Nesta edição 2021, será
destinado R$ 1,1 milhão para ações esportivas e artístico-culturais desenvolvidas
por entidades sem fins lucrativos na área de influência da usina, que comporta
54 cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e uma do Mato Grosso
do Sul, com um público estimado de 1,3 milhão de habitantes.

“A seleção pública também vai contemplar as
unidades educacionais em 2022, a exemplo do que ocorreu em 2019”, adianta a
gerente da Divisão de Gestão da Comunicação Social, Teresa Raquel Angheben.

Ela explica que Itaipu
estava aguardando o retorno das aulas para o lançamento da modalidade, que teve
uma grande adesão pelas escolas e instituições similares. Caravanas de várias
partes da região vieram fazer a capacitação e 26 ações foram contempladas.
“Nossa expectativa é que esse sucesso todo seja repetido”.

De acordo com a gerente, as
ações patrocinadas podem ser de caráter esportivo, como competições, maratonas,
campeonatos, torneios e afins; e/ou artístico-cultural, incluindo produção de
espetáculos, performances, festivais artísticos, culturais e musicais, realização
de mostras e afins. O valor máximo por ação é de R$ 50 mil.

Passo a passo

O edital e o comunicado de
capacitação podem ser consultados no site da Itaipu, em 
www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios.

As inscrições terão início
às 8h do dia 4 de outubro e seguem abertas até as 17h do dia 22 de outubro. As
ações poderão ter início a partir de 24 de janeiro de 2022.

No dia 8 de outubro, às 14h,
acontece a capacitação, que será virtual. Quem tiver interesse em participar
deve inscrever-se antecipadamente pelo link 
https://forms.office.com/r/X3DtNkz8CB até
o dia 6 de outubro.

A celebração dos termos de
patrocínios seguirá o cronograma de execução das ações selecionadas. A
prestação de contas deverá ser feita até 90 dias após a conclusão da ação.

O edital segue as premissas
básicas da boa gestão pública, baseadas na legalidade, impessoalidade,
moralidade, publicidade e eficiência, conforme o artigo 37 da Constituição
Federal, dentro das normas preconizadas pelo governo federal.

Para o diretor-geral
brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira, “o lançamento de um
edital de seleção pública para essa nova modalidade reafirma o compromisso da
Itaipu Binacional de forma inclusiva e cada vez mais responsável com o
desenvolvimento social da área de influência da usina”. E complementa: “O
esporte é importante para o desenvolvimento do ser humano e muitas vezes a
única oportunidade de uma pessoa sair da vulnerabilidade”.

Na primeira edição do
edital, realizada em 2020, as 26 propostas selecionadas totalizaram R$
1.344.423,70. Foram contempladas 76 entidades de ensino público de 12
municípios do Oeste paranaense. A estimativa é que tenham sido beneficiadas
cerca de 110 mil pessoas entre pais, alunos, professores e comunidade.

























 Itaipu




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