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Cascavel,18/04/2024

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Atualizações tecnológicas do Samu melhoram atendimentos emergenciais no Paraná

Tecnologias foram criadas pela Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Saúde

Fonte: Américo Antonio/SESA
Atualizações tecnológicas do Samu melhoram atendimentos emergenciais no Paraná

O sistema do Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do
Paraná recebeu atualizações importantes nos últimos meses para
agilizar o atendimento aos pacientes. A iniciativa é uma parceria entre a
Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Tecnologia da Informação e
Comunicação do Paraná (Celepar). As atualizações já estão em
funcionamento. 

A primeira mudança refere-se a
situações de instabilidade de conexão com a Central de Regulação do Samu. A
solução tecnológica implantada permite que os dados fiquem seguros e funcionem
mesmo que o sistema esteja sem a conexão com a internet (offline). Já o segundo
módulo cria uma nova interação entre o Samu, as Unidades de Pronto
Atendimento (UPAs) e a Central de Regulação de Leitos, o
que dinamiza os atendimentos às ocorrências.

O secretário estadual da
Saúde, Beto Preto, falou sobre a parceria e as melhorias no sistema. “O serviço
de urgência e emergência do Paraná já é exemplo nacional em salvar vidas e toda
atualização que permita ainda mais agilidade no atendimento à população é de
extrema importância”, disse.

Segundo o diretor de Gestão em
Saúde da Secretaria, Vinicius Filipak, as novidades no sistema aumentam a
segurança assistencial. "Isso impacta, inclusive, na diminuição de
mortalidade e, ao mesmo tempo, eleva a confiança do cidadão nos serviços
prestados pelo Estado”, afirmou.

Para o presidente da Celepar,
Leandro Moura, o uso da tecnologia na área da saúde vem ao encontro de uma das
premissas da empresa, que é preservar vidas. “Por meio de iniciativas
como essa é possível trazer mais agilidade aos atendimentos e facilitar o
trabalho dos profissionais da saúde. E isso pode fazer a diferença na vida de
pacientes que necessitam de assistência de forma urgente”, afirma.

AUTOMATIZAÇÃO OFFLINE – A
solução que detecta quando o sistema do Samu fica offline funciona de maneira
automática e exibe na tela dos usuários a lista de todas as ocorrências em
andamento durante o momento da instabilidade. Dessa forma, os servidores têm
acesso às informações necessárias para prosseguirem com o atendimento.

Quando a situação se normaliza
e o sistema fica ativo novamente, também é possível transcrever as ocorrências
registradas em papel para a plataforma, mantendo os dados de todos os
chamados. O novo módulo está disponível para as 11 Centrais de Regulação Samu
do Paraná, beneficiando profissionais de saúde e pacientes.

“As funcionalidades do Samu
offline permitem que, quando ocorra alguma falha técnica, aquele atendimento
seja recuperado via sistema, o que aumenta a segurança e melhora a resposta por
parte do médico para os pacientes que necessitam de atendimento”, explicou
Filipak.

INTEGRAÇÃO COM UPAS – Já o
módulo de integração ajuda a diminuir o volume de chamadas para o telefone
192, utilizado pela população e profissionais da área da saúde para
solicitar o serviço. Com menos chamadas, o atendimento por este canal fica mais
rápido. Além disso, o sistema integrado às UPAs facilita o gerenciamento da
demanda.

Quando as UPAs solicitam o
serviço de transporte, o médico da unidade tem acesso a uma interface, na qual
descreve as informações do paciente, gerando a ocorrência. O sistema Samu então
identifica qual médico regulador está menos ocupado e direciona para a
interface dele, prosseguindo o atendimento.

Dessa forma, o acesso às
informações fica mais completo e ágil, sem a necessidade de utilização do 192.
Esta opção de integração também possibilita a recuperação de solicitações
realizadas por meio do Programa Care Paraná - Sistema Estadual de Regulação de
Leitos. A UPA recupera a solicitação com todas as informações já preenchidas e
envia ao Samu.

SAMU E SIATE – O
Samu é acionado pela população no telefone 192 e atende emergências clínicas,
como dores no peito que surgem repentinamente, que podem ser sintomas de
problemas no coração, intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento,
perdas de consciência, desmaios, hemorragias e crises de convulsão. Também
realiza atendimento de urgências clínicas e traumas.

Já o Serviço Integrado de
Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) é acionado pelo telefone 193 e
destina-se restritamente a traumas e ferimentos, em casos como acidentes de
trânsito com um ou mais feridos, ferimentos de arma de fogo ou arma branca,
agressão, quedas com ferimentos e fraturas, ataques de animais, como cães e
abelhas, choques elétricos graves, afogamentos e queimaduras (calor, substâncias
químicas).



























AEN




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