Quinta, 05 de Agosto de 2021
(45) 99981-0457
Cascavel ZOO

Animais do zoo tem tratamento de qualidade em ambulatório

Tamanduá-mirim chegou ao zoológico de Cascavel em julho do ano passado em péssimas condições de saúde é um dos "pacientes" do ambulatório. Hoje o animalzinho esbanja saúde, encanto e beleza

22/07/2021 19h17
Por: Redação Fonte: Assessoria Cascavel
Foto: Divulgação/Assessoria Cascavel
Foto: Divulgação/Assessoria Cascavel

Você se lembra da Vitória, a tamanduá-mirim que chegou  ao zoológico de Cascavel, em julho do ano passado? Ela foi trazida em péssimas condições de saúde, depois de perder a mãe, em Umuarama. Vitória chegou pesando 480 gramas apenas.

Mas ela foi cuidada e tratada no ambulatório do Zoológico de Cascavel, um dos mais bem equipados do Paraná. Graças ao atendimento de ponta que recebeu, Vitória completou esta semana, um ano de vida esbanjando saúde, encanto e beleza.

No ambulatório são tratados todos os cerca de 400 animais que foram o plantel do Zoo. Independente do tamanho, raça ou peso, o ambulatório oferece condições de tratamento para todas as espécies.

Ambulatório

 

À disposição dos pacientes, há um aparelho de anestesia inalatória com vaporizador calibrado para isofluorano e um aparelho de anestesia com vaporizador calibrado sevofluorano. São equipamentos específicos que dão mais segurança aos médicos veterinários ao anestesiar pacientes com gases anestésicos. o Zoo conta também com um ventilador mecânico para  suporte ventilatório de forma artificial com o uso do ventilador. O ambulatório do Zoo conta ainda com quatro bombas de infusão de seringa,  para infusão de soluções analgésicas, anestésicas e vasopressores e mais duas bombas de infusão de equipo, para fluidos e alimentação parenteral quando os animais precisarem de atendimento complexo com  unidade de terapia intensiva. E, também há a disposição dos  animais quando necessário um monitor multiparamétrico com aferição de parâmetros vitais como a pressão arterial por método invasivo, não invasivo, capnografia, saturação de oxigênio e temperatura. "É o monitor multiparametrico mais completo que temos para nos fornecer informações sobre  as funções vitais dos pacientes. Conseguimos atender todos os animais do zoo, pois os equipamentos são portáteis o que facilita o atendimento a grandes mamíferos, como as antas. Em média, fazemos 30 procedimentos/mês dentro dom zoo. Com este ambulatório nos tornamos independentes. Conseguimos realizar todos os check-ups dentro do Zoo, sem ter que retirar os animais  daqui, e isso é bom,  prático e seguro. Ganhamos tempo e e eficiencia com isso", explicou o  veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, gerente de vida silvestre e bem estar animal  do Zoológico de Cascavel.

Referência

O Zoo de Cascavel é referência no País, por fazer parte de programas de reprodução e conservação junto à Azab (Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil), onde é trabalhado com duas espécies do plantel a onça pintada e o macaco aranha .

O Zoológico tem uma estrutura completa para fazer estudo dos animais, coleta de material, banco de reserva genômica através de crio-preservação de sêmem. “O Zoo dentro das suas atividades vem se tornando referência e na área de anestesiologia, mais ainda, porque as práticas realizadas aqui estão semelhantes às práticas da medicina humana e isso mostra o quão seguro é a realização dos procedimentos nos amimais”, disse Rodrigo.

Animais

O Zoológico de Cascavel recebe animais encaminhados pelos órgãos ambientais devido a fatores como caça, atropelamento, tráfico de animais. Quando chegam no Zoo eles são tratados, avaliados e, quando possível, são reintroduzidos na natureza, e os que não podem,  recebem todo o cuidado  em um local apropriado como o Zoo, que oferece bem estar e qualidade de vida a eles.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias