Seja bem vindo
Cascavel,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sorvete de peixe: doutoranda disputa prêmio de inovação em evento nacional

O evento da Aquicultura Nacional reúne todos os elos da cadeia produtiva do setor para discutir os mais diversos assuntos

Fonte: Reprodução
Sorvete de peixe: doutoranda disputa prêmio de inovação em evento nacional

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, Ana Maria da Silva, representa a Instituição no Aquishow, evento da Aquicultura Nacional que reúne todos os elos da cadeia produtiva do setor para discutir os mais diversos assuntos ligados a ele, com o objetivo de aperfeiçoar práticas de produção e seu desenvolvimento.


Ana Maria concorre ao 2º Prêmio Inovação Aquícola com o sorvete a base de pescados e com os enlatados de peixe cultivados em água doce. A premiação será realizada nesta quinta-feira às 20h durante o evento. "É um reconhecimento de treze anos. Eu vim participar do evento acabaram me dando uma parte de um stand. Então a gente está aqui fazendo história de novo, o estande está cheio", conta a doutoranda.


Foi pensando em ajudar a filha que passava por um câncer gestacional que Ana Maria desenvolveu um sorvete em que, com biotecnologia, conseguiu transformar a carne da tilápia em líquido, para assim inserir no sorvete e deixá-lo mais proteico. O sorvete com hidrolisado de tilápia está em fase de desenvolvimento e a pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade nutricional e a segurança alimentar do produto.


Este é apenas um dos resultados dos 13 anos de pesquisa de Ana Maria. Foi desenvolvida uma base para o sorvete e adicionado o hidrolisado da CMS (carne mecanicamente separada), que é resultado de um processo de aproveitamento da carne, não retirada pela indústria responsável em filetar a tilápia. Outro trabalho em desenvolvimento é a CMS enlatada, que agrega valor ao produto e já é disponibilizada pronta para o consumo. Ainda é possível, a partir da CMS, produzir fishburguer, almôndegas, empanados, inserir em bolos, biscoitos e outros produtos.


"Está sendo muito importante, eu estou muito feliz porque é um conhecimento do meu trabalho de treze anos como pesquisadora. Então eu estou muito contente de estar finalizando o meu doutorado em Desenvolvimento Sustentável com todo esse sucesso para o nosso trabalho e para nossa Unioeste", afirma a Ana Maria.


Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.