Seja bem vindo
Cascavel,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pacheco solicita à Secretaria Estadual de Saúde aumento da oferta de leitos do SUS para Cascavel

A iniciativa tem o objetivo de amenizar o déficit de leitos

Fonte: Assessoria
Pacheco solicita à Secretaria Estadual de Saúde aumento da oferta de leitos do SUS para Cascavel

O deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos) protocolou nessa quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), requerimento solicitando à Secretaria Estadual de Saúde o aumento de leitos do SUS em Cascavel.

A iniciativa tem o objetivo de amenizar o déficit de leitos, que tem resultado em superlotação de pacientes nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade.

O requerimento, aprovado durante a sessão ordinária pelos deputados estaduais, foi enviado para o secretário de Saúde do Paraná, Cezar Augusto Neves Luiz, para as devidas providências. O pedido de aumento de leitos do SUS foi encaminhado para o deputado Pacheco pelo representante da Pastoral do Idoso, no Conselho Municipal de Saúde, Dauri Jandrey.

"A falta de leitos é um problema muito sério, por isso é imprescindível o apoio da Secretaria Estadual de Saúde para aumentar o número de leitos do SUS", afirma Pacheco. O déficit de vagas na rede pública de saúde estaria ligado diretamente com a superlotação nas UPAs do município.

A situação se agravou com a epidemia de dengue – Cascavel registrou até a semana passada 3.978 casos da doença, conforme o relatório Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Com o aumento dos casos da doença, recentemente, uma das UPAs registrou cerca 140 pacientes aguardando leitos para internamento no sistema público de saúde.

"Cascavel é um polo regional de saúde. Por isso, estamos pedindo ajuda ao secretário de Saúde do Paraná (Cezar Augusto Neves Luiz) para aumentar a oferta de leitos.

Sabemos das dificuldades, mas não podemos deixar que os pacientes sofram ainda mais sem leitos para internamento", afirma Pacheco.

De acordo com a 10ª Regional de Saúde, Cascavel conta atualmente com 113 leitos/UTI, 788 leitos clínicos/cirúrgicos, 12 leitos UTI/Oncológico, 181 leitos clínicos/cirúrgicos/oncológicos, totalizando 1.094 vagas.

É importante salientar que os leitos de UTI e os leitos clínicos e cirúrgicos dos hospitais de Cascavel, que tem aproximadamente 330 mil habitantes, recebem pacientes da macrorregião oeste e não somente da 10ª Regional de saúde.



Assessoria 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.