Seja bem vindo
Cascavel,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escola Cecília Meireles e Cmei Vila Esmeralda recebem premiação do concurso de pinturas em bueiros

Alunos, professores e funcionários das unidades de ensino receberam kits pedagógicos das secretarias da Educação e Meio Ambiente

Fonte: Assessoria
Escola Cecília Meireles e Cmei Vila Esmeralda recebem premiação do concurso de pinturas em bueiros

As secretarias da Educação e Meio Ambiente de Foz do Iguaçu entregaram nesta quinta-feira (26) as premiações às unidades de ensino vencedoras do 1º Concurso Regional de Pinturas em Bueiros “Um Rio Passa por aqui”, promovido pela Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu por meio do convênio Linha Ecológica.

A Escola Cecília Meireles e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Esmeralda foram contemplados com kits pedagógicos, compostos por caixas de som, bolas, bambolês, jogos e brinquedos. O concurso teve a participação de 21 instituições da Rede Municipal de Ensino. 

Premiações

Pela manhã, representantes das secretarias entregaram a premiação aos alunos e professores da Escola Cecília Meireles e, no período da tarde, o Cmei Vila Esmeralda recebeu o kit pedagógico. “Ações como essa são fundamentais para sensibilizar os alunos sobre a importância do descarte correto do lixo e a preservação do meio ambiente. Essa valorização também impulsiona o desenvolvimento de novos projetos dentro e fora das salas de aula”, disse a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Eliziane Diesel, que acompanhou a entrega.

Para a coordenadora de Divisão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Roseli Barquez, as unidades de ensino têm papel fundamental no desenvolvimento de ações que promovam hábitos e atitudes, tanto individuais quanto coletivas, que visem à melhoria da qualidade de vida. “As atividades desenvolvidas demonstram a educação ambiental na prática, resultando em belíssimos trabalhos de intervenção artística nas bocas de lobo e de educomunicação para a comunidade”. 

Experiências

Caroline Gomes, diretora da Cecília Meireles, afirma que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho realizado pelos estudantes e toda a equipe da unidade de ensino. “Nossa escola tem duas turmas de classes especiais e decidimos trabalhar com estes alunos, que ficaram muito animados com o movimento de ir e voltar da escola, acompanhar a produção, finalizar a pintura e agora receber esse prêmio. Estamos muito felizes, principalmente por ver a felicidade deles”, contou.

A pintura do bueiro foi realizada em uma rua próxima à escola e chama a atenção de quem passa pelo local. “O mais prazeroso foi envolver as famílias nesse projeto e a comunidade do entorno. Não tem quem não pare e olhe a pintura na rua”, contou a diretora.

No Cmei Vila Esmeralda a pintura foi feita por professores e alunos das turmas de Infantil 5. Antes de colocarem as mãos nos pincéis e tintas, os pequenos produziram desenhos em salas de aula, que serviram de inspiração para a pintura do bueiro. “As crianças acompanharam a limpeza do bueiro, com a retirada dos lixos, e entenderam a importância de preservar os rios e o meio ambiente”, disse a coordenadora pedagógica Marinez da Silva. “Depois disso fizemos uma união de vários desenhos para produzir a pintura. Tudo que está ali é ideia deles”, explicou. 

O concurso começou no dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, e envolveu 55 municípios do Oeste do Paraná, e um do Mato Grosso do Sul, com premiação das duas melhores ações de cada município com um kit pedagógico.

Presenças

Participaram das entregas o secretário interino da educação, Arthur Thomas Repelevicz; a diretora de ensino fundamental, Eliziane Diesel e de educação infantil, Luciana Moreira; a coordenadora do setor de projetos e eventos da Smed, Rafaela Costa Braga Ducato e a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Roseli Barquez.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.