Quarta, 22 de Setembro de 2021
(45) 99981-0457
Saúde Paraná

Governo recebe 115 mil itens doados por empresas para enfrentamento da pandemia

Donativos arrecadados junto a empresas paranaenses na campanha Essencial é Viver já estão suprindo ações e demandas junto aos 399 municípios e às R...

04/08/2021 14h50
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
© Gustavo Marçal/SESA
© Gustavo Marçal/SESA

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu nesta quarta-feira (04), de forma simbólica, os 115 mil itens doados por meio da campanha Essencial é Viver, desenvolvida pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o movimento Unidos pela Vacina.

Os donativos arrecadados junto a empresas paranaenses já estão suprindo ações e demandas junto aos 399 municípios e às Regionais de Saúde do Estado desde o mês de maio, quando foi lançada a campanha.

Foram arrecadados equipamentos como câmaras frias para armazenamento de vacinas, geladeiras, caixas térmicas, caixas para material perfurocortante, oxímetros, jalecos e equipamentos de proteção individual. As doações das empresas totalizaram mais de R$ 1 milhão.

“A mão estendida, o braço forte e amigo do empresariado criou este laço de solidariedade para enfrentar os momentos mais difíceis da pandemia. Por isso, em nome do governador Ratinho Junior, agradecemos esta iniciativa que tanto ajudou milhares de paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Estamos com mais de 500 dias de enfrentamento da pandemia no Paraná. Já vivemos dias bem mais difíceis, mas com as estratégias aplicadas, principalmente de leitos exclusivos para a Covid-19, testagem e rastreamento de contatos e com a vacinação, agora em um ritmo mais acelerado, estamos hoje em situação mais favorável nesse combate”, ressaltou.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destacou que a integração é fundamental em um momento de crise tão intensa como a pandemia. “Foi uma grande movimentação para que tornássemos possível chegar neste apoio aos serviços de saúde e, consequentemente, junto à população que mais precisa. Para esta ação contamos com a liderança da Secretaria de Estado da Saúde, representando o Governo do Estado do Paraná. Obtivemos todo apoio necessário numa grande conexão de esforços”.

A líder nacional do Movimento Unidos pela Vacina, empresária Luiza Helena Trajano, agradeceu o apoio dos voluntários que participaram da campanha, e também o recebido no Paraná para esta ação. “Temos um diálogo permanente com o Governo do Estado e atuamos na certeza de que unidos somos mais fortes”, disse Luiza Trajano.

CAMPANHA - O conceito da campanha Essencial é Viver foi baseado nos seguintes eixos de doações: equipamentos de apoio para a vacinação; equipamentos para prevenção e apoio ao tratamento da Covid-19 e equipamentos para aulas online, além de alimentos e agasalhos.

“O movimento Unidos pela Vacina realizou previamente uma pesquisa junto aos 399 municípios paranaenses sobre as demandas mais urgentes de cada um dentro os eixos estabelecidos e a partir deste levantamento foi organizada a arrecadação e também a distribuição”, explicou a representante do movimento, Regina Arns.

FRENTES – A campanha Essencial é Viver atuou em duas frentes. Além dos itens relacionados à saúde, a ação estimulou empresas e pessoas físicas a doarem itens para minimizar os impactos sociais da pandemia. Foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos e quase 40 mil unidades de agasalhos e cobertores, entre outros. Também foram doados computadores e tablets para acesso de alunos às aulas online e, ainda, 1,3 mil livros.

O secretário Beto Preto afirmou que o Governo do Paraná continua contando com o apoio do empresariado em ações que vêm pela frente. “Temos certeza de que estas parcerias continuarão nos próximos momentos e também no pós-pandemia, e que juntos venceremos cada etapa”.

As empresas que doaram são Accenture, Centro de Diagnóstico Capão Raso, Ebanx, Electrolux, Ibema, Instituto Positivo, Lapidus Network, Mitt Consultoria, Neodent, Policlínica Capão Raso, Positivo Tecnologia e Unimed Curitiba. Houve, ainda, o reconhecimento do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), ligado ao Sistema Fiep, que também se envolveu na campanha.

Participaram do evento representantes do Sistema Fiep, do Comitê Gestor do Movimento Unidos pela Vacina e das empresas doadoras.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias