Seja bem vindo
Cascavel,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prédio da Prefeitura de Foz ganhará mural da Mata Atlântica em comemoração aos 108 anos da cidade

Aniversário é no dia 10 de junho; artista Filiage deve começar a obra no sábado (04)

Fonte: Assessoria
Prédio da Prefeitura de Foz ganhará mural da Mata Atlântica em comemoração aos 108 anos da cidade

Um dos prédios da Prefeitura de Foz do Iguaçu, ondem ficam as secretarias da Fazenda e de Esporte e Lazer, na Avenida J.K., vai ganhar “cara nova” para o aniversário da cidade, celebrado no dia 10 de junho. O muralista Filiage vai transformar parte da fachada do prédio, na região central, em um megapainel multicolorido de aproximadamente 100 metros quadrados, exaltando a biodiversidade da Mata Atlântica. 

O prazo previsto para a execução do trabalho, que deve iniciar no sábado (04), é de quatro dias, a depender das condições climáticas. A obra de arte será uma das atividades que serão realizadas em Foz pelo projeto Muros na Mata Atlântica, do Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultural, com o patrocínio da AkzoNobel, em parceria com o Município, por meio da Fundação Cultural. 

Outras atividades

Além da pintura do painel,o projeto Muros na Mata Atlântica prevê a realização de ações educativas em Foz do Iguaçu. No dia 7 de junho, às 9h, no auditório da Fundação Cultural, haverá palestra de Filiage sobre o tema Mata Atlântica como fonte de inspiração na criação dos murais para até 70 pessoas, sendo 30 vagas reservadas para os alunos da educação especial e 40 vagas para o público em geral. 

Em seguida, às 10h15, está prevista uma visita guiada com 30 alunos da educação especial ao local da pintura, próximo ao auditório. 

Fauna e Flora

Nascido em São José do Rio Preto (SP), e atualmente morador em Campinas (SP), o artista Filiage comenta que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que está convidada a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

O mural que Filiage irá pintar em Foz do Iguaçu reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos têm a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.

Muros na Mata Atlântica

Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica são os propósitos do projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor. 

A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural.

A iniciativa já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo; também em Joinville (SC), Curitiba (PR), e nas cidades de Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.